sexta-feira, 9 de março de 2012

Quem será a aluna destaque da sala 602?



Conservação do Livro Didático





No início do ano letivo, falamos sobre o PNLD - Programa Nacional do Livro Didático e também sobre a conservação deste material durante todo o ano. Fizemos um Termo de Compromisso de conservação do nosso livro, para que os alunos do ano seguinte possam utilizar o material bem conservado, com qualidade.

Alguns alunos seguiram à risca e, com muito capricho, estão encapando seus livros, embora essa sugestão tenha sido dada para todos. Na Sala 602, o destaque vai para a aluna Geisiane Luiz da Silva, que caprichou no visual do seu livro.


Parabéns Geisiane! Você é Aluna Nota 10! Parabéns também ao incentivo da família!

No início de cada ano letivo nos deparamos com a falta de livros didáticos para atender a todos os alunos. Um dos grandes motivos para tal situação refere-se à ausência de cuidado com os livros que, ao final do ano, não são devolvidos à escola, ou quando isso ocorre, a grande maioria retorna danificada. Tendo em vista essa situação, a partir das reflexões proporcionadas pela equipe de professores, surgiu a ideia de envolver pais e alunos nesse processo.

Infelizmente, alguns livros didáticos retornam à escola em péssimo estado, como o exemplar abaixo, sem capa. Que dó! Outro aluno terá de usá-lo:

                                                                                                              Antes                                   

 




 Depois






 Criamos também o Termo de Compromisso abaixo, no sentido de conscientizar pais e alunos quanto ao bom uso do Livro Didático



Termo de Compromisso

Eu, _______________________________________________________________________

(nome do pai, mãe ou responsável)

pelo(a) aluno(a) ________________________________________________da Sala _______

nome do(a) aluno(a)

turno da manhã, declaro que recebi o livro didático:

PORTUGUÊS LINGUAGENS, de William Roberto Cereja e Thereza Cochar Magalhães

Responsabilizo-me por orientar meu (minha) filho(a) a zelar pela sua conservação, mantendo-o limpo e encapado, e entregando-os à escola ao solicitar transferência ou ao final do ano letivo.


Assinatura: ___________________________________________



Ourinhos, __ de ________ de 2012



Um pouco mais sobre:

Programa Nacional do Livro Didático (PNLD)

O Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) tem como principal objetivo auxiliar o trabalho pedagógico dos professores por meio da distribuição de livros didáticos aos alunos da educação básica.


O programa é executado a cada três anos, logo cada livro perpassa por três alunos. Assim,com exceção dos livros consumíveis (Língua Inglesa), os livros distribuídos deverão ser conservados e devolvidos para utilização por outros alunos nos anos seguintes.




Professora Selma




4 comentários:

  1. Natalia: Eu achei muito legal que vou encapar o meu tambem e postar no blog.

    Geisiane: Eu adorei o meu livro no blog, e vou incentivar meus colegas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso meninas, incentivem os colegas a conservarem o Livro Didática - é um belo exemplo de cidadania, preservar o patrimônio público, afinal o benefício retorna para nós mesmos e para os futuros alunos!
      Professora Selma

      Excluir
  2. O meu ja ta emcapado nao preciso encapar mais vou insentivar aos meus colegas ????
    de:Vitor h. 602

    ResponderExcluir